Sendo transformado pela doença: a vivência do adolescente com diabetes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000400008Palavras-chave:
adolescente, diabetes mellitus tipo 1, enfermagem pediátricaResumo
Esta pesquisa objetivou compreender a experiência do adolescente em ter uma doença crônica como o diabetes tipo 1. Utilizou-se o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referenciais teórico e metodológico respectivamente. Os resultados permitiram conhecer a percepção do adolescente sobre a sua experiência e vivência com o diabetes a partir de três temas: recebendo o diagnóstico de diabetes, sendo transformado pela doença e sendo uma vida pontiaguda. Os adolescentes deste estudo são pessoas resilientes por conseguirem não só conviver com o diabetes, mas tornarem-se mais fortalecidas: sendo transformadas. Desse modo, o adolescente resiliente é capaz de curar-se de suas próprias feridas, dirigir sua vida e viver plenamente.Downloads
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Publicado
2007-08-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Sendo transformado pela doença: a vivência do adolescente com diabetes. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(4), 568-574. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000400008