Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro

Autores

  • Cátia Feresin Santa Marcelina Facult
  • Maria Cecília Sonzogno Uni-FMU Universitary Center

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600006

Palavras-chave:

educação em enfermagem, ensino superior

Resumo

Este estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(6), 1092-1098. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600006