O processo de comunicação na promoção do aleitamento materno

Autores

  • Magda Andrade Rezende Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Cecília Helena de Siqueira Sigaud Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria De La Ó Ramallo Veríssimo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria Rita Bertolozzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000200017

Palavras-chave:

aleitamento materno, comunicação, cuidados de enfermagem, cuidados de saúde, promoção da saúde, educação em saúde, assistência centrada no paciente

Resumo

A amamentação é um comportamento humano complexo que contribui para a diminuição dos índices de morbidade e mortalidade infantil. Pesquisas recentes vêm sendo realizadas, focalizando a vivência da amamentação sob o ponto de vista da nutriz e estão demonstrando que essa experiência é, muitas vezes, dolorosa, tanto física quanto psicologicamente. O profissional de saúde precisa estar preparado para cuidar dessas nutrizes, o que inclui a habilidade para comunicar-se. Neste artigo, apresenta-se a comunicação centrada na pessoa: princípios e elementos constitutivos. Usá-la adequadamente evita efeitos deletérios e iatrogênicos aos seres humanos, e, no caso, à nutriz.

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Publicado

2002-04-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

O processo de comunicação na promoção do aleitamento materno. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(2), 234-238. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000200017