Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância

Autores

  • Paulo Celso Prado Telles Filho University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Silvia Helena De Bortoli Cassiani University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100013

Palavras-chave:

educação a distância, enfermagem, preparações farmacêuticas

Resumo

Este estudo teve por objetivos descrever o ciclo de criação do módulo Administração de Medicamentos, bem como proceder à sua avaliação. Trata-se de pesquisa de avaliação, que utilizou a Teoria do Engajamento como referencial teórico-metodológico, realizada em duas fases: a primeira, relacionada à criação do módulo e a segunda, à avaliação por especialistas, através do instrumento baseado no Modelo de Apreciação Analítica de Sistemas Hipermídia. A descrição do ciclo de criação do módulo seguiu os seguintes passos: levantamento dos objetivos do módulo, organização do conteúdo, seleção da mídia, criação das aulas e operacionalização da aprendizagem. Foi avaliado por especialistas em conteúdo, em informática e por graduandos de enfermagem, os quais o avaliaram positivamente em relação à distribuição e acessibilidade de conteúdo, à utilização de imagens, à clareza e à facilidade de execução do programa. O módulo foi, pois, considerado apropriado para utilização com alunos do curso de enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(1), 78-85. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100013