Competências para ação educativa da enfermeira
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200002Palavras-chave:
educação em enfermagem, educação baseada em competências, competência profissional, cuidados de Enfermagem, educação em saúdeResumo
Este estudo tem como objeto a interface entre o ensino e a assistência de enfermagem, em sua dimensão educativa. OBJETIVO: Construir perfil de competências para ação educativa da enfermeira, a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. MÉTODO: No referencial teórico metodológico o materialismo histórico e dialético, e utilizou-se como categoria conceitual a noção de competência definida por Perrenoud, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e no saber operante de Mendes-Gonçalves. RESULTADOS: A análise do material empírico, resultou a construção de dez competências para ação educativa da enfermeira. CONCLUSÃO: A necessidade de ressignificar a ação educativa, na perspectiva da Educação Popular, implicando o desenvolvimento de competências mediante oportunidades pedagógicas que, durante a formação inicial, permitam aos estudantes utilizar seus conhecimentos e habilidades em prol de atitude dialógica e de reconhecimento das necessidades dos sujeitos assistidos.Downloads
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Publicado
2008-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Competências para ação educativa da enfermeira. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(2), 177-183. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200002