Imagem e identidade profissional na construção do conhecimento em enfermagem

Autores

  • Alcione Leite da Silva Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Maria Itayra Coelho de Souza Padilha Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Miriam Susskind Borenstein Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000400017

Palavras-chave:

conhecimento, história, pesquisa, enfermagem

Resumo

Com base em um estudo qualitativo, do tipo histórico, utilizando a análise documental, procuramos identificar as dispersões na construção do conhecimento, a partir dos Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem, no período de 1977 a 1987. As dispersões emergiram enquanto categorias que se repetiram como temas de destaque ou como pequenas pontuações. Nossa análise convergiu para duas categorias centrais: imagem profissional e identidade profissional. Essas categorias configuraram-se em uma rede complexa, dinâmica, na qual se destacaram as subcategorias: status profissional e o papel profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-07-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Imagem e identidade profissional na construção do conhecimento em enfermagem. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(4), 586-595. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000400017