Significados do cuidar na promoção da saúde

Autores

  • Gladys Carmela Santos Falcón Universidad Nacional Mayor de San Marcos
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidad Nacional Mayor de San Marcos
  • Dirce Stein Backes Santa Catarina Federal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000300014

Palavras-chave:

promoção da saúde, educação em enfermagem, saúde pública

Resumo

O estudo objetivou compreender os significados construídos pelos alunos e docentes sobre a promoção da saúde no processo de ensinar/aprender o cuidado de enfermagem. Trata-se de estudo qualitativo, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, em três grupos amostrais, treze alunos e quatro docentes, e por meio da observação em sala de aula e nas reuniões dos docentes do Curso de Enfermagem. Do resultado dessa análise emergiu como tema central: construindo o ensinar e aprender na ordem, desordem e auto-organização para nova forma de cuidar, promovendo a saúde. O processo ensino/aprendizagem, encaminhado para promoção da saúde, desenvolve-se numa etapa de crise, indo de estado de ordem ao estado de desordem, que é incerto e contraditório quanto ao que a sociedade entende por saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Significados do cuidar na promoção da saúde. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(3), 419-424. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000300014