A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Jomara Brandini Gomes Fundação Educacional de Fernandópolis
  • Lisete Diniz Ribas Casagrande Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000500011

Palavras-chave:

educação, ensino, aprendizagem

Resumo

Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-10-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(5), 696-703. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000500011