Enfermagem pediátrica e abordagem da família: subsídios para o ensino de graduação

Autores

  • Semiramis Melani Melo Rocha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lucila Castanheira Nascimento Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Regina Aparecida Garcia de Lima Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000500013

Palavras-chave:

família, enfermagem pediátrica

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar instrumentos utilizados na abordagem de enfermagem da família, divulgados na literatura internacional, e fornecer subsídios para sua utilização, pela enfermagem brasileira, na assistência à crianças, em abordagens de saúde da família. As autoras apresentam a experiência de introduzir, no ensino de Enfermagem Pediátrica, uma metodologia de assistência sistematizada cujos instrumentos para levantamento de dados são o APGAR da família, geneograma e ecomapa. Argumentam que esses instrumentos não substituem a fundamentação teórica da assistência nem tão pouco a razão e o discernimento para dar sentido e significado aos dados e encontrar as melhores soluções para o cuidado à criança e sua família.

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Publicado

2002-10-01

Edição

Seção

Artigo de Atualização

Como Citar

Enfermagem pediátrica e abordagem da família: subsídios para o ensino de graduação. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(5), 709-714. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000500013