Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3227.3240

Palavras-chave:

Relações Interprofissionais, Capacitação Profissional, Competência Profissional, Educação Superior, Atenção Primária em Saúde, Integralidade em Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a percepção e manifestação de competências colaborativas para o trabalho em equipe entre discentes de graduação em saúde que vivenciaram o módulo integrador do estágio curricular na perspectiva da educação interprofissional. Método: estudo qualitativo, desenvolvido com a estratégia da pesquisa-intervenção. Participaram 28 discentes de cinco cursos de graduação em saúde. Os dados foram apreendidos em três grupos focais realizados com os discentes da graduação ao termino de cada semestre letivo. Para a análise dos dados adotou-se a técnica da pesquisa-intervenção e da hermenêutica dialética à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional. Resultados: a cultura uniprofissional, a experiência da integração das diferentes formações e as competências colaborativas foram perceptíveis e manifestadas pelos discentes nos relatos e nas ações em equipe multiprofissional, desenvolvidas com os indivíduos e as famílias, durante a experiência do módulo integrador do estágio curricular. Conclusão: a experiência de integração do estágio curricular na perspectiva da interprofissionalidade favoreceu nos discentes a percepção e manifestação de competências colaborativas necessárias para o trabalho em equipe.

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Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3240. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3227.3240