A construção da identidade profissional em estudantes de enfermagem: pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3820.3284%20

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Aprendizado Social, Desenvolvimento Humano, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: analisar o processo de construção da identidade profissional de enfermeiro pelos estudantes de graduação em Enfermagem no percurso de sua formação. Método: pesquisa qualitativa, ancorada no referencial Histórico-Cultural. Participaram 23 estudantes da graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. Resultados: obtiveram-se quatro temas, “O sujeito em movimento de tornar-se enfermeiro: das experiências prévias ao ingresso no curso”; “O professor enfermeiro na construção da identidade profissional do graduando: dois sentidos do mesmo espelho”; “Relação pedagógica: instrumento para construção da identidade profissional do aluno” e “Condições histórico-culturais: espaço de construção da identidade profissional do aluno”. Conclusão: a construção da identidade profissional dos alunos circunscreve-se às condições materiais de existência, traduz a apropriação para o âmbito intrapsíquico de elementos que se dão, primeiramente, no espaço interpsicológico das interações. Os professores enfermeiros podem se constituir espelho paradoxal, com uma face tomada para imitação, e outra que materializa significados de modelo a não ser seguido. Essa construção é também influenciada pelas condições do exercício profissional e da formação universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A construção da identidade profissional em estudantes de enfermagem: pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-cultural. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3284. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3820.3284