Cenário de simulação interdisciplinar na educação em enfermagem: parto e nascimento humanizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3681.3286

Palavras-chave:

Simulação, Parto Humanizado, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Neonatal, Educação em Enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar junto a um painel de experts um cenário de simulação clínica materno-infantil, relacionado ao parto e nascimento humanizados. Método: estudo metodológico baseado no referencial de Jeffries e guias padronizados da International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning, que utilizou análise com estatística descritiva para aspectos gerais de adesão aos guias supracitados e inferencial para validação do checklist de ações por meio de Intraclass Correlation Coeficient (ICC). Resultados: o cenário contém objetivos de aprendizagem, recursos necessários, orientações de prebriefing e debriefing, descrição da situação simulada, participantes e papéis, e checklist de ações esperadas. A validação obteve nível de concordância superior a 80% em todos os aspectos avaliados por 31 experts, destacando realismo do ambiente e cenário, parâmetros de sinais vitais, alinhamento com a literatura científica e estímulo ao pensamento crítico e resolução de problemas. Ainda, foi validado o checklist de ações com concordância de 0,899 entre experts, analisado estatisticamente pelo teste de ICC e alpha de Cronbach 0,908 (intervalo de confiança 95%). Conclusão: o cenário simulado sobre parto e nascimento humanizados pode fortalecer a articulação entre as disciplinas de saúde da mulher e da criança, e foi validado por experts.

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Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cenário de simulação interdisciplinar na educação em enfermagem: parto e nascimento humanizados. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3286. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3681.3286