Eficácia da simulação no ensino de imunização em enfermagem: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3147.3305Palavras-chave:
Simulação, Estudantes, Educação em Enfermagem, Imunização, Educação, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: avaliar a eficácia da simulação clínica no desempenho cognitivo de estudantes de enfermagem em cenários de imunização de adultos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: ensaio clínico controlado e randomizado do tipo pré-teste e pós-teste aplicado a grupo intervenção e grupo controle aleatórios. Foram selecionados 34 estudantes de graduação em enfermagem, divididos em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle) e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação clínica (intervenção). Resultados: os estudantes do grupo intervenção apresentaram melhores desempenhos, em relação ao grupo controle, nas quatro avaliações de desempenho cognitivo, com significância estatística nas avaliações de conhecimento imediato (p = 0,031) e tardio 1 - 20 dias (p = 0,031). Conclusão: a partir da simulação, os estudantes aprendem mais em curto e médio prazo. As informações aprendidas ficam retidas por mais tempo e os estudantes são mais bem preparados para a atuação profissional. Universal Trial Number: u1111-1195-2580
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