Aprendizagem de anatomia musculoesquelética por meio de novas tecnologias: um ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3237.3281

Palavras-chave:

Anatomia, Educação Baseada em Competências, Ensino, Inovação, Ultrassonografia, Anatomia Regional

Resumo

Objetivo: investigar a influência da aplicação de novas metodologias na aprendizagem e a motivação de alunos da disciplina de Anatomia. Método: estudo de intervenção, prospectivo, longitudinal e randomizado. Um total de 62 alunos foram recrutados para se avaliar o impacto de diferentes metodologias. Eles foram distribuídos de forma aleatória para comparar os resultados de ensino usando o atlas 3D, o ultrassom e o método tradicional. Os parâmetros foram medidos por meio de um questionário de avaliação de satisfação do aluno e uma prova usando lâminas anatômicas. O teste ANOVA de medidas repetidas foi usado para determinar significância estatística. Resultados: relativo à satisfação dos alunos, 98,1% consideraram muito positivo ou positivo o uso dos seminários, além de afirmarem que o seminário havia estimulado seu interesse pela anatomia. Os alunos submetidos ao método com o atlas 3D apresentaram uma melhora em sua compreensão de anatomia (p=0,040). De forma geral, os alunos melhoraram suas pontuações em aproximadamente 20%. Conclusão: o método tradicional, junto com as novas tecnologias, contribui para aumentar o interesse dos alunos pela Anatomia Humana assim como na aquisição de habilidades e competências em seu processo de aprendizagem.

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Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aprendizagem de anatomia musculoesquelética por meio de novas tecnologias: um ensaio clínico randomizado. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3281. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3237.3281