Empatia, inteligência emocional e comunicação em enfermagem: efeito moderador de fatores organizacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3286.3333

Palavras-chave:

Comunicação, Contratos, Inteligência Emocional, Empatia, Serviço Hospitalar de Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a relação e o efeito moderador dos fatores organizacionais nas atitudes dos enfermeiros em relação à comunicação, empatia e inteligência emocional. Método: estudo transversal em amostra de conveniência de 268 enfermeiros de Valência, Espanha. As atitudes em relação à comunicação foram avaliadas usando o instrumento desenvolvido para esse fim, a empatia com a Jefferson Scale of Empathy for Nursing Student e a inteligência emocional usando a Trait Meta-Mood Scale de 24 itens. O efeito das variáveis estudadas foi avaliado por meio de ANOVA, modelos de regressão linear múltipla foram realizados e o efeito moderador foi analisado por PROCESS. Resultados: existem diferenças estatisticamente significativas dependendo do tipo de contrato (permanente); e diferenças estatisticamente significantes foram encontradas na dimensão cognitiva das atitudes em relação à comunicação. Em relação aos modelos de regressão, a dimensão tomada de perspectiva da empatia foi a principal variável preditora nas dimensões das atitudes em relação à comunicação. Finalmente, um efeito moderador do tipo de contrato foi demonstrado no efeito do reparo emocional sobre a dimensão cognitiva das atitudes em relação à comunicação. Conclusão: fatores organizacionais influenciam atitudes em relação à comunicação, empatia e inteligência emocional.

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Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Empatia, inteligência emocional e comunicação em enfermagem: efeito moderador de fatores organizacionais. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3333. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3286.3333