Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível?

Autores

  • Nilva Lúcia Rech Stedile Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Romana Friendlander Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600014

Palavras-chave:

aprendizagem, cognição, educação superior, enfermagem

Resumo

Ensinar alunos a aprender a aprender é um desafio para as escolas que pretendem formar indivíduos autônomos e capazes de tomar decisões. Esses são aspectos essenciais para profissionais da área da saúde que se defrontam permanentemente com situações complexas e com uma multiplicidade de problemas a serem resolvidos pela atuação profissional. O desejo de mudanças, explícito no discurso dos educadores, não garante alterações substanciais na forma como o ensino vem sendo desenvolvido. Como promover essas alterações é uma pergunta ainda sem resposta. Os estudos desenvolvidos, nas duas últimas décadas, sobre metacognição parecem apontar uma estratégia possível de ser utilizada para transformar conhecimento em conduta profissional relevante, uma vez que favorece o pensar sobre o processo de pensamento e o desenvolvimento e controle de habilidades mentais capazes de promover maximização no uso das potencialidades individuais necessárias ao enfermeiro para resolver problemas de saúde.

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Publicado

2003-12-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível?. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(6), 792-799. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600014