Fatores preditores do diagnóstico de enfermagem padrão respiratório ineficaz em pacientes de uma unidade de terapia intensiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2902.3153

Palavras-chave:

Fatores de Risco; Sinais e Sintomas; Diagnóstico de Enfermagem; Sistema Respiratório; Classificação; Enfermagem

Resumo

Objetivo

identificar os fatores preditores e a sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo do diagnóstico de enfermagem Padrão respiratório ineficaz em pacientes de uma unidade de terapia intensiva.

Método

estudo transversal. Foi realizada a regressão logística para avaliar os efeitos simultâneos dos fatores relacionados.

Resultados

dos 120 pacientes, 67,5% apresentaram padrão respiratório ineficaz. Na análise univariada, os fatores relacionados foram: grupo de doenças, fadiga, obesidade e a secreção nos brônquios, e as características definidoras foram: alteração na profundidade respiratória, ausculta com ruídos adventícios, dispneia, murmúrios vesiculares diminuídos, taquipneia, tosse e uso da musculatura acessória para respirar. A média de idade dos pacientes com este diagnóstico foi superior ao daqueles sem este diagnóstico. A característica definidora murmúrios vesiculares diminuídos teve alta sensibilidade (92,6%), especificidade (97,4%), valor preditivo negativo (86,4%) e valor preditivo positivo (98,7%). Os fatores relacionados de padrão respiratório ineficaz foram a fadiga, a idade e o grupo de doenças.

Conclusão

a fadiga, a idade e pacientes com grupo de doenças foram fatores preditores do diagnóstico padrão respiratório ineficaz neste estudo. Os murmúrios vesiculares diminuídos, a ausculta com ruídos adventícios e a tosse podem ser características definidoras a serem acrescentadas na classificação internacional, assim como os fatores relacionados secreção nos brônquios e grupo de doenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fatores preditores do diagnóstico de enfermagem padrão respiratório ineficaz em pacientes de uma unidade de terapia intensiva. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3153. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2902.3153