Dor lombar inespecífica e sua relação com o processo de trabalho de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2915.3172

Palavras-chave:

Dor Lombar; Processo de Enfermagem; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Carga de Trabalho; Enfermagem

Resumo

Objetivo

relacionar a dor lombar inespecífica dentro do contexto de trabalho da enfermagem com suas cargas de trabalho, processos de desgaste e os riscos de adoecimento.

Método

estudo transversal com 301 trabalhadores de um hospital geral do Sul do país. Utilizaram-se o Nordic Musculoskeletal Questionnaire e a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho composta de três dimensões: “condições de trabalho”, “organização do trabalho” e “relações socioprofissionais”. Foi testada a associação das variáveis com a dor lombar por meio de análises bivariadas e multivariadas. A medida de associação utilizada foi a Odds Ratio e seus respectivos intervalos com 95% de confiança. Os dados coletados foram discutidos sob o referencial teórico do processo de trabalho dentro da concepção marxista e da Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-doença.

Resultados

houve associação estatisticamente significativa entre as dimensões “organização do trabalho” e “condições de trabalho com a dor lombar”, que obtiveram classificação crítica, significando riscos moderados ao adoecimento profissional.

Conclusão

o estudo permitiu maior compreensão do processo de trabalho de enfermagem e sua relação com a lombalgia inespecífica e sinalizou que devem ocorrer mudanças na organização e nas condições de trabalho a fim de diminuir os riscos de adoecimento dos trabalhadores de enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dor lombar inespecífica e sua relação com o processo de trabalho de enfermagem. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3172. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2915.3172