Efeito de um programa educativo no conhecimento e na qualidade dos registros da pressão arterial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3011.3179

Resumo

Objetivo

avaliar o efeito de um programa educativo sobre o registro da pressão arterial para profissionais de enfermagem em relação ao conhecimento teórico e à qualidade desses registros.

Método

estudo quase-experimental conduzido em um serviço hospitalar localizado no município de São Paulo. O conhecimento teórico de 101 profissionais foi mensurado por meio de questionário validado antes e após a intervenção educativa. A qualidade dos registros da pressão arterial foi avaliada utilizando-se formulário validado e aplicado a 354 prontuários no período pré-intervenção e 288 no período pós-intervenção. O programa educativo foi fundamentado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e constituído por duas estratégias: aula expositiva-dialogada e um jogo de tabuleiro. Os testes de WilcoxonMann-Whitney, Fisher e Qui-Quadrado foram utilizados para comparações, adotando-se um nível de significância de α=0,05.

Resultados

a mediana de acertos dos profissionais passou de 19 para 22 pontos no período pós-intervenção (p<0,001). Houve melhora na qualidade dos registros de pressão arterial quanto às variáveis tamanho do manguito (p<0,001), membro utilizado no procedimento (p<0,001) e posição do paciente (p<0,001).

Conclusão

o programa educativo mostrou resultados positivos na promoção do conhecimento dos profissionais de enfermagem e na melhora da qualidade dos registros da pressão arterial.

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Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito de um programa educativo no conhecimento e na qualidade dos registros da pressão arterial. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3179. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3011.3179