Expectativa de enfermeiros sobre a sucessão de lideranças no contexto hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2833.3178

Palavras-chave:

Liderança; Enfermeiras e Enfermeiros; Recursos Humanos de Enfermagem; Competência Profissional; Pesquisa em Enfermagem; Supervisão de Enfermagem

Resumo

Objetivo:

analisar a expectativa de enfermeiros acerca da sucessão de lideranças no contexto hospitalar.

Método:

estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 36 enfermeiros de um hospital público universitário selecionados a partir da técnica da bola de neve. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e analisadas a partir dos pressupostos da técnica de Análise de Conteúdo, modalidade Temática. Os critérios éticos foram devidamente atendidos.

Resultados:

os relatos compuseram duas categorias centrais, “Quem vai ocupar o meu lugar?” e “Potencial e abertura para planejar a sucessão de liderança em Enfermagem”, essa última dividida em duas subcategorias: “A liderança de Enfermagem no hospital daqui a cinco anos” e “Fortalezas para a implementação de um plano de sucessão de lideranças”.

Conclusão:

a partir dos resultados, foram verificados aspectos positivos do diagnóstico do perfil da liderança existente na instituição que favorecem o desenvolvimento do planejamento de sucessão. Além disso, foi possível perceber a necessidade do desenvolvimento desse planejamento no hospital e sua importância para a sucessão de liderança em Enfermagem. Nesse contexto, este estudo apresenta-se com caráter inovador por expor uma temática que tem por objetivo potencializar o futuro da Enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Expectativa de enfermeiros sobre a sucessão de lideranças no contexto hospitalar. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3178. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2833.3178