A análise de implicação profissional como um dispositivo de educação permanente em saúde

Autores

  • Flávio Adriano Borges Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5941-4855
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2808-6806
  • Adriana Barbieri Feliciano Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos, SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2524-9876
  • Márcia Niituma Ogata Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8390-7334
  • Maristel Kasper Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3978-0342
  • Mônica Vilchez da Silva Departamento Regional de Saúde, Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o Sistema Único de Saúde, Araraquara, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4069-9306

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3114.3189

Palavras-chave:

Enfermagem; Enfermagem em Saúde Pública; Saúde Pública; Educação Permanente; Políticas de Saúde; Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo:

analisar a implicação profissional com os apoiadores de humanização e os articuladores de educação permanente em saúde como um dispositivo de Educação Permanente em Saúde.

Método:

pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa, fundamentada no referencial teórico da Análise Institucional. Participaram da pesquisa 35 apoiadores de humanização e/ou articuladores de educação permanente. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, encontros mensais, encontros de restituição e o diário de pesquisa como instrumentos para a produção dos dados. A análise do material foi feita segundo os princípios do referencial do estudo e os resultados foram apresentados conforme as dimensões ideológica, organizacional e libidinal da implicação profissional.

Resultados:

foram identificadas: a contradição em se pensar em um perfil profissional para o desenvolvimento do apoio e da articulação; os sentimentos de desânimo, pessimismo e otimismo no desenvolvimento dessas funções; os atravessamentos que a profissão de enfermagem exerce no fazer apoio e articulação; o tempo de exercício profissional; e a ausência/presença do desejo no desenvolvimento das mesmas.

Conclusão:

a análise de implicação profissional consistiu em um potente dispositivo gerador de processos formativos. Ela possibilitou o aprendizado e a reflexão da prática por meio da análise das ações executadas pelos profissionais, gerando transformações da concepção do trabalho em saúde.

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Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A análise de implicação profissional como um dispositivo de educação permanente em saúde. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3189. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3114.3189