Autoestima e o consumo de álcool, de tabaco e de outras substâncias em trabalhadores terceirizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3401.3199

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador; Serviços Terceirizados; Autoestima; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Tabagismo; Drogas Ilícitas

Resumo

Objetivo

avaliar a autoestima, o consumo de álcool, de tabaco e de outras substâncias em trabalhadores terceirizados de uma universidade pública.

Método

estudo descritivo-analítico, transversal, quantitativo, desenvolvido com 316 trabalhadores terceirizados de um município do Sudeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de caracterização, da Escala de Autoestima de Rosenberg e do Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test. Para a análise de dados, utilizaram-se a estatística descritiva, o teste de qui-quadrado de Pearson, o teste exato de Fisher, odds ratio e regressão logística.

Resultados

a maioria dos trabalhadores possuía autoestima alta e alguns utilizavam álcool, tabaco, maconha e inalantes. Constatou-se associação significativa entre sexo, faixa etária e turno de trabalho com a autoestima; entre o risco de desenvolver problemas relacionados ao consumo de álcool com sexo, faixa etária, estado civil, crença religiosa e quantidade de filhos; entre a prática de atividade física e o risco de desenvolver problemas relacionados ao consumo de derivados do tabaco.

Conclusão

este estudo contribui para o aumento do conhecimento devido ao número reduzido de pesquisas envolvendo esta temática e para os enfermeiros terem subsídios para atuação junto a esta população, utilizando-se de estratégias para combater os fatores desencadeadores de desordens psíquicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-10-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Autoestima e o consumo de álcool, de tabaco e de outras substâncias em trabalhadores terceirizados. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3199. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3401.3199