Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3095.3203

Palavras-chave:

Doenças Crônicas; Educação Continuada; Equipe Interdisciplinar de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Relações Interprofissionais; Enfermagem

Resumo

Objetivo:

Avaliar o efeito da educação interprofissional no clima de equipes da Atenção Primária à Saúde e na apropriação de conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas não transmissíveis.

Método:

estudo quase-experimental de intervenção de educação interprofissional. Participaram 17 equipes da Atenção Primária (95 profissionais), das quais nove equipes (50 profissionais) compuseram o grupo-intervenção e oito equipes (45 participantes), o grupo-controle. A escala de clima de equipe e um questionário referente aos conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas na Atenção Primária foram aplicados antes e após a intervenção. Fixou-se erro tipo I como estatisticamente significativo (p < 0,05).

Resultados:

na análise dos conhecimentos sobre manejo das condições crônicas, as equipes que participaram da intervenção de educação interprofissional apresentaram aumento médio pós-intervenção maior do que as equipes do grupo-controle (p < 0,001). Contudo, na análise de ambos os grupos, não houve variação significativa nos escores de clima do trabalho em equipe (0,061).

Conclusão:

intervenção de educação interprofissional curta realizada durante as reuniões de equipe resultou em melhoria na apreensão dos conhecimentos específicos sobre as condições crônicas. Entretanto, a intervenção de curta duração não apresentou impactos significativos no clima do trabalho em equipe.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3203. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3095.3203