A voz da enfermagem como ferramenta para promover o engagement no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3193.3208

Palavras-chave:

Enfermeiras e Enfermeiros; Saúde do Trabalhador; Análise Qualitativa; Promoção da Saúde; Fóruns de Discussão; Esgotamento Psicológico

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi estabelecer os fatores que induzem os profissionais de enfermagem a apresentar engagement em seu ambiente de trabalho.

Método:

Estudo qualitativo, utilizando a abordagem comunicativa, conduzido com profissionais de enfermagem de centros públicos e privados da cidade de Huesca. Os discursos foram coletados por meio de relatos comunicativos e grupos de discussão comunicativa.

Resultados:

A metodologia utilizada permitiu o estabelecim ento de um conjunto de medidas de promoção do engagement no ambiente estudado. Essas medidas são enquadradas nas três categorias principais analisadas: as variáveis ​​sistêmicas ou estruturais, as variáveis ​​que se referem aos sujeitos e as que se referem às relações entre os sujeitos.

Conclusão:

Conhecer a situação de engagement dos profissionais e as questões que estimulam ou dificultam sua manifestação são essenciais para estabelecer medidas que contribuam para o seu desenvolvimento. O uso de técnicas qualitativas nos permitiu descobrir situações que teriam passado despercebidas sem sua utilização. Após analisar as entrevistas e os grupos de discussão, destacou-se a importante falta de reconhecimento que os participantes vivenciam, o que contribuiria, na opinião deles, para o surgimento da síndrome de burnout, bem como a falta de coesão coletiva.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A voz da enfermagem como ferramenta para promover o engagement no trabalho. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3208. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3193.3208