Efetividade de uma intervenção com mães para a estimulação de crianças menores de dois ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3176.3216

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil; Creche; Enfermagem Pediátrica; Educação em Saúde; Mães; Intervenção Precoce

Resumo

Objetivo:

analisar a efetividade de uma intervenção educativa com mães para a estimulação de crianças menores de dois anos em situação de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor.

Método:

estudo de intervenção do tipo antes-depois, realizado com 52 mães de crianças menores de dois anos e matriculadas em centros de referências em educação infantil. Inicialmente, foram avaliados os conhecimentos maternos quanto ao desenvolvimento e à estimulação infantil por meio de instrumento estruturado. Em seguida, realizou-se oficinas com as mães e, após três meses, os conhecimentos maternos foram reavaliados, reaplicando o instrumento de coleta de dados. Na análise, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, sendo aplicados teste de McNemar, de Wilcoxon e o modelo de Rash da Teoria da Resposta ao Item.

Resultados:

após intervenção, houve aumento significativo dos escores quanto aos aspectos: conhecimento das mães sobre o desenvolvimento e estimulação infantil de 5,77 ± 1,85 para 18,60 ± 1,94 (p < 0,001); e redução do índice de dificuldade materna em responder as questões do instrumento de 1,17 ± 0,57 para −1,98 ± 1,63 (p < 0,01).

Conclusão:

a intervenção educativa contribuiu para a melhora dos conhecimentos maternos quanto ao desenvolvimento e às formas de estimulação infantil, corroborando a importância desta ação para o avanço da saúde da criança com risco sob os cuidados maternos no domicílio.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efetividade de uma intervenção com mães para a estimulação de crianças menores de dois ano. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3216. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3176.3216