O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2861.3173

Palavras-chave:

Pensamento; Enfermagem; Educação; Currículo; Educação em Enfermagem; Curriculo en Enfermagem

Resumo

Objetivo:

avaliar o ensino da competência transversal do pensamento crítico-reflexivo, fundamental na tomada de decisões e solução de problemas de enfermagem, nos programas de graduação de instituições públicas e privadas da região Andina.

Método:

estudo multicêntrico, transversal, exploratório-descritivo, com abordagem mista em cinco países.

Resultados:

76 programas de Enfermagem participaram do estudo. O pensamento crítico-reflexivo foi constatado como disciplina, conteúdo de disciplina e estratégias didáticas. Das 562 disciplinas revisadas, este tipo de pensamento se encontra em 46% da área de humanidades e 42% na área de pesquisa e profissional-disciplinar. Existe a necessidade de capacitar os docentes para obter coerência entre a proposta do modelo pedagógico, as estratégias didáticas e a avaliação.

Conclusão:

os programas de enfermagem da região Andina contemplam o pensamento crítico como habilidades cognitivas, de comunicação e pessoais. Da mesma forma, utilizam a análise de situações reais, estágio supervisionado, laboratórios de simulação e, principalmente, a aprendizagem baseada em problemas, com a finalidade de desenvolver a capacidade para solucionar problemas, tomar decisões e desenvolver habilidades comunicativas, incluindo análise, síntese e avaliação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3173. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2861.3173