Validação de um questionário de satisfação sobre a formação prática de estudantes de enfermagem

Autores

  • Raimunda Montejano-Lozoya Universidad de Valencia, Escuela de Enfermería La Fe, Valencia, Comunidad Valenciana, Espanha. Instituto de Investigación Sanitaria IIS La Fe, Grupo de Investigación en Arte y Ciencia del Cuidado GREIACC, Valencia, Espanha. http://orcid.org/0000-0001-6548-8025
  • Vicente Gea-Caballero Universidad de Valencia, Escuela de Enfermería La Fe, Valencia, Comunidad Valenciana, Espanha. Instituto de Investigación Sanitaria IIS La Fe, Grupo de Investigación en Arte y Ciencia del Cuidado GREIACC, Valencia, Espanha. http://orcid.org/0000-0001-8607-3195
  • Isabel Miguel-Montoya Universidad de Valencia, Escuela de Enfermería La Fe, Valencia, Comunidad Valenciana, Espanha. Instituto de Investigación Sanitaria IIS La Fe, Grupo de Investigación en Arte y Ciencia del Cuidado GREIACC, Valencia, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-9109-6938
  • Raúl Juárez-Vela Universidad de La Rioja, Facultad de Ciencias de la Salud, Logroño, La Rioja, Espanha. Instituto de Investigación Sanitaria de Aragón IISA, Grupo de Investigación en Insuficiencia Cardiaca, Aragón, Espanha. http://orcid.org/0000-0003-3597-2048
  • Ángela Sanjuán-Quiles Universidad de Alicante, Departamento de Enfermería, Alicante, Comunidad Valenciana, Espanha. Universidad de Alicante, Departamento de Enfermería, Grupo de Investigación: Salud Pública y Calidad de Vida, Bienestar Psicológico y Salud, Alicante, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-1992-3548
  • Esperanza Ferrer-Ferrandiz Universidad de Valencia, Escuela de Enfermería La Fe, Valencia, Comunidad Valenciana, Espanha. Instituto de Investigación Sanitaria IIS La Fe, Grupo de Investigación en Arte y Ciencia del Cuidado GREIACC, Valencia, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-2385-3650

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3102.3206

Palavras-chave:

Satisfação Pessoal; Educação em Enfermagem; Pesquisa em Educação em Enfermagem; Estudos de Validação; Inquéritos e Questionários; Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo:

validar um instrumento para avaliar a formação prática e a satisfação com as disciplinas de Prática Clínica de estudantes de enfermagem.

Método:

estudo observacional, descritivo, transversal (curso 2014-2015). Validação de um questionário autoadministrado e anônimo (17 itens) de satisfação em relação às disciplinas de Prática Clínica em estudantes de enfermagem, elaborado por consenso de oito especialistas em treinamento prático (em três sessões de grupo nominal). Foram realizadas análises fatorial e confirmatória, estimando-se a consistência interna para determinar a validade do instrumento. Foi calculada a satisfação dos alunos em cada disciplina e em sua totalidade.

Resultados:

174 respostas. Alta correlação entre itens (≥0,90); Alfa de Cronbach total=0,91; Kaiser-Meyer-Olkin=0,86; significância estatística no teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001); S-stress=0,17; coeficiente de determinação R2=0,81. A análise fatorial exploratória encontrou 4 fatores: simulação, tutoria do professor, unidades assistenciais atribuídas e tutoria do profissional clínico. A variância total explicada foi de 66,6%. A análise confirmatória mostrou um qui-quadrado de 285,275 (p=0,000). A satisfação dos alunos avaliados aumentou proporcionalmente ao avanço do ano acadêmico.

Conclusão:

o Questionário de Satisfação sobre a Prática Clínica para Estudantes de Enfermagem atende aos requisitos de validade, sendo uma alternativa confiável para mensurar o grau de satisfação dos estudantes de enfermagem nos dois contextos das práticas clínicas atuais: ambientes clínicos e simulados.

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Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validação de um questionário de satisfação sobre a formação prática de estudantes de enfermagem. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3206. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3102.3206