Satisfação dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3037.3223

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Atenção à Saúde; Avaliação em Saúde

Resumo

Objetivo:

avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento nos Centros de Atenção Psicssocial e sua associação com fatores clínicos e sociodemográficos.

Método:

este estudo transversal foi realizado com 55 usuários de 5 Centros de Atenção Psicossocial. As características sociodemográficas e clínicas foram obtidas por uma entrevista estruturada individual. Para a coleta de dados foi utilizada a versão abreviada da Escala de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR).

Resultados:

foram analisados descritivamente e para análise das associações foram ajustados modelos de regressão logística simples e múltiplo, estimando-se os odds ratio brutos e ajustados, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: A idade média da amostra foi de 40,1 (±12,4) anos e a média para o grau de satisfação foi de 4,56 (±0,45). Usuários com menor escolaridade (ensino fundamental) apresentaram 5 vezes mais chance de terem menor satisfação (p<0,05). Usuários com frequência de acompanhamento intensivo apresentaram 5 vezes mais chance de apresentarem menor satisfação do que os usuários que recebem acompanhamento mensal (p<0,05).

Conclusão:

a maioria dos usuários se encontram satisfeitos com o atendimento e fatores como baixa escolaridade e maior frequência de acompanhamento influenciaram a satisfação.

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Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Satisfação dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3223. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3037.3223