Avaliação de cartão de vacina digital na prática de enfermagem em sala de vacinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3058.3225

Palavras-chave:

Informática em Enfermagem; Vacinação; Sistemas de Informação; Aplicativos Móveis; Tecnologias da Informação; Software

Resumo

Objetivo:

desenvolver e avaliar um aplicativo de vacina para dispositivos móveis, com atualização integrada ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, para o cuidado em sala de vacinação.

Método:

pesquisa metodológica fundamentada na teoria ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas de Pressman que foi desenvolvida em três etapas: revisão integrativa da literatura, desenvolvimento computacional e avaliação do aplicativo. O produto foi avaliado quanto à satisfação, utilizando um questionário validado, e quanto à usabilidade pelo System Usability Scale.

Resultados:

as funcionalidades do aplicativo basearam-se no levantamento de inovações tecnológicas sobre imunização, publicadas na literatura científica. Exibe as vacinas do usuário diretamente do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, notifica próximas vacinas e possibilita a inclusão de cartão de vacina de dependentes. Avaliação com pontuação média dos usuários foi de 90,5 ± 11,1 e dos profissionais de saúde de 84,2 ± 19,4.

Conclusão:

o uso do aplicativo é uma ferramenta tecnológica com potencial para melhorar o processo de trabalho em sala de vacinação e para o alcance das metas de cobertura vacinal. Sincroniza dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização possibilitando a manutenção do histórico vacinal das pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação de cartão de vacina digital na prática de enfermagem em sala de vacinação. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3225. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3058.3225