Tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde de idosos na comunidade: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3171.3186

Palavras-chave:

Idoso; Saúde do Idoso; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Materiais de Ensino; Revisão

Resumo

Objetivo

identificar na literatura científica as tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde de idosos na comunidade.

Método

revisão integrativa que incluiu artigos originais indexados nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Scopus, Web of Science, Science Direct e Cochrane, sem restrição de tempo e idioma. A análise dos resultados ocorreu na forma descritiva, em cinco categorias analíticas.

Resultados

foram selecionados 15 artigos, publicados em revistas nacionais e internacionais, com predomínio de estudos experimentais que testaram os efeitos das tecnologias. Os tipos de tecnologia educacional desenvolvidos foram material impresso, software e vídeo, além de maquete e suporte telefônico. O tema mais abordado foi a queda. Os estudos mostraram que os tipos de tecnologia encontrados são viáveis para a educação em saúde de idosos na comunidade.

Conclusão

as tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde de idosos foram múltiplas e mostraram-se eficazes para serem utilizadas em intervenções na comunidade.

Palavras-Chave: Idoso; Saúde do Idoso; Tecnologi

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-10-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde de idosos na comunidade: revisão integrativa da literatura. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3186. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3171.3186