Efeito de uma intervenção educativa para o aleitamento materno: ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3081.3335

Palavras-chave:

Puerpério, Saúde da Mulher, Aleitamento Materno, Educação em Saúde, Tecnologia Biomédica, Enfermagem Obstétrica

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção educativa para aleitamento materno no aconselhamento às puérperas. Método: trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado com 104 puérperas (grupo intervenção = 52 e grupo controle = 52) de um hospital privado, cuja intervenção educativa foi fundamentada na teoria pragmática e no emprego de tecnologias leve-dura denominada “Kit Educativo para Aleitamento Materno” (KEAM). As puérperas foram monitoradas até 60 dias após o nascimento do bebê. Utilizaram-se o teste de Qui-Quadrado, o Teste Exato de Fischer, a Equação de Estimativa Generalizada e o nível de significância de 5% (p-valor <0.05). As análises foram realizadas no Statistical Package for the Social Sciences versão 24. Resultados: puérperas do grupo intervenção apresentaram menores dificuldades na amamentação e maior percentual de aleitamento materno exclusivo em qualquer tempo observado quando comparado ao grupo controle. Conclusão: a intervenção educativa baseada em metodologias ativas e recursos instrucionais estimulantes foi efetiva para desenvolver maior domínio prático das puérperas na adesão e na manutenção do aleitamento materno exclusivo. Registro REBEC RBR-8p9v7v.

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito de uma intervenção educativa para o aleitamento materno: ensaio clínico randomizado. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3335. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3081.3335