Interação profissional na gestão da tríade: educação permanente em saúde, segurança do paciente e qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.4154.3379

Palavras-chave:

Educação Continuada, Segurança do Paciente, Gestão da Qualidade, Interdisciplinaridade, Gestão em Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender como acontece a interação profissional na estrutura organizacional hospitalar para a gestão da educação permanente em saúde a fim de garantir a segurança do paciente e a qualidade do cuidado de enfermagem. Método: trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou a vertente estruturalista da Teoria Fundamentada em Dados como referencial metodológico. Participaram do estudo 27 entrevistados, que compuseram quatro grupos amostrais. Resultados: apresentaram-se seis categorias e 13 subcategorias que representam o fenômeno estudado e destacam particularidades do sistema público de saúde, a influência do apoio do gestor e da prioridade de gestão, da disposição da estrutura organizacional, da cultura institucional, dos estímulos externos à instituição, da iniciativa e da liderança do enfermeiro na interação profissional para a gestão da tríade Educação Permanente em Saúde, segurança do paciente e qualidade da assistência, revelando a necessidade de uma mudança cultural por meio da interdisciplinaridade. Conclusão: a interação profissional na estrutura organizacional hospitalar exige a conformação de novos modelos de gestão com ênfase em uma gestão mais participativa, de forma a melhorar os processos de cuidado nas instituições hospitalares.

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Interação profissional na gestão da tríade: educação permanente em saúde, segurança do paciente e qualidade. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3379. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4154.3379