Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida

Autores

  • Fernanda Karla Nascimento Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1620-1387
  • Roberta Alvarenga Reis Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3286-6071
  • Alexandre Saadeh Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas, São Paulo, SP, Brasil; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Campus Monte Alegre, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6591-8838
  • Fran Demétrio Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciência da Saúde, Cajueiro, BA, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8231-3307
  • Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues Universidade do Estado do Pará, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém, PA, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9968-9546
  • Sueli Aparecida Frari Galera Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Bolsa Produtividade em Pesquisa - PQ09/2018 - Processo nº 307797/2018-0, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7974-9214
  • Claudia Benedita dos Santos Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil; Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Processo 311289/2017-7 e do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD/CAPES edital 071/2013, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7241-7508

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3504.3351

Palavras-chave:

Adolescente, Qualidade de Vida, Transexualidade, Pessoas Transgênero, Identidade de Gênero, Criança

Resumo

Objetivo: descrever atributos associados à Qualidade de Vida de crianças e adolescentes transgêneros brasileiros segundo sua própria percepção. Método: estudo descritivo, realizado com 32 participantes entre oito e 18 anos, entrevistados ou que participaram de grupos focais. Os depoimentos foram transcritos, agrupados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 e descritos segundo a definição da Qualidade de Vida pela Organização Mundial da Saúde no que concerne às dimensões mental, física e social. Resultados: foi possível identificar o núcleo familiar como o principal meio de suporte social das crianças e adolescentes transgêneros. Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida. Conclusão: os depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.

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Publicado

2020-11-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3351. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3504.3351