Simulação clínica para desenvolvimento de competência em enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar: revisão sistemática

Autores

  • Juliana da Silva Garcia Nascimento Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1118-2738
  • Kleiton Gonçalves do Nascimento Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2717-6837
  • Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5905-8993
  • Mateus Goulart Alves Universidade de Franca, Franca, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0680-6817
  • Aline Roberta da Silva Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8214-5534
  • Maria Célia Barcellos Dalri Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8173-8642

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.4094.3391

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Simulação, Ensino, Competência Clínica, Ressuscitação Cardiopulmonar, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: identificar a efetividade da simulação clínica para desenvolvimento de competência quanto à ressuscitação cardiopulmonar em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação de graduandos em enfermagem. Método: revisão sistemática, realizada nas bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science. Utilizou-se o aplicativo Rayyan QCRI para seleção dos estudos, além dos instrumentos de avaliação da qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs e o Medical Education Research Study Quality Instrument. Resultados: identificaram-se 887 estudos, sendo que cinco compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram considerados de boa qualidade metodológica pelos instrumentos de avaliação. Todos apresentaram resultados estatisticamente mais significativos para desenvolver competência por meio da simulação clínica, quando comparados a outros métodos. Conclusão: a simulação clínica mostrou-se efetiva para o desenvolvimento de competência clínica na ressuscitação cardiopulmonar de estudantes em enfermagem.

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Publicado

2020-11-06

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Simulação clínica para desenvolvimento de competência em enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar: revisão sistemática. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3391. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4094.3391