Formação de competências administrativas do técnico de enfermagem

Autores

  • Rika M. Kobayashi Fundação Antonio Prudente; Escola de Enfermagem
  • Maria Madalena Januário Leite Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000200011

Palavras-chave:

educação profissionalizante, educação em enfermagem, educação baseada em competências, competência profissional

Resumo

Este trabalho exploratório documental teve como objetivo identificar as competências descritas nos Planos de Ensino da disciplina Noções de Administração em Enfermagem dos cursos Técnico de Enfermagem. Foi desenvolvido junto a 26 escolas da cidade de São Paulo, Brasil. Os resultados foram que as competências gerais e específicas do Técnico de Enfermagem são relacionadas respectivamente a: saber fazer (59 e 54%), aprender a conhecer (34 e 45%) e a saber ser (7 e 1%), retratando ainda a prevalência do saber fazer na educação profissional, com tendência a fundamentar e instrumentalizar esse fazer com conhecimentos científicos.

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Publicado

2004-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Formação de competências administrativas do técnico de enfermagem. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(2), 221-227. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000200011