Utilização de aplicativo sobre a comunicação terapêutica na graduação em Enfermagem: estudo clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4461.3456Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Ensaio Clínico Controlado Randomizado, Educação Superior, Enfermagem, Aplicativos Móveis, ComunicaçãoResumo
Objetivo: analisar o efeito no conhecimento sobre a comunicação terapêutica pelos acadêmicos de Enfermagem com o uso de aplicativos. Método: ensaio clínico randomizado e controlado realizado junto a 60 estudantes de Enfermagem. No tópico Grupamentos e técnicas de comunicação terapêutica, o grupo intervenção-GI (n=30) utilizou o aplicativo e o grupo controle-GC (n=30) foi submetido à aula tradicional. Foi avaliado o conhecimento pré (Teste zero -0) e pós-teste (imediato-Teste 1 e após 30 dias-Teste 2) dos envolvidos. Resultados: o teste 1, realizado imediatamente após a intervenção, mostrou uma média de 11 acertos no grupo controle e 13 no intervenção, com significância estatística (p=0,036). O teste 2 mostrou uma diminuição dos acertos nos dois grupos (GI=10,87 e GC=9,3), mas manteve a diferença entre GI e GC no pós-teste (p<0,01). Conclusão: a utilização do aplicativo sobre a comunicação terapêutica favoreceu o conhecimento dos estudantes, quando comparado ao método tradicional de ensino. Registro REBEC RBR-4TF6MR.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.