Administração de medicamentos: aquisição de conhecimentos e habilidades requeridas por um grupo de enfermeiros

Autores

  • Paulo Celso Prado Telles Filho UNICASTELO; Faculdade de Enfermagem
  • Silvia Helena de Bortoli Cassiani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000300012

Palavras-chave:

preparações farmacêuticas, educação em enfermagem, enfermagem

Resumo

Atualmente, sabe-se que o processo da administração de medicamentos é multidisciplinar e exige atualização constante. Escassez de conhecimento, falta de reciclagem e de educação em serviço permeiam a temática da administração de medicamentos. Objetivos: analisar as necessidades educacionais de enfermeiros atuantes em uma instituição hospitalar universitária do interior do Estado de São Paulo, no que concerne à administração de medicamentos e discutir sobre necessidade da aquisição de conhecimentos e habilidades requeridos pelo grupo de enfermeiros em questão. Utilizou-se da Técnica do Grupo Nominal por meio da seguinte questão: "O que você necessita saber mais para complementar seu conhecimento sobre a administração de medicamentos?" Destacaram-se oito categorias de necessidades educacionais: mecanismos de ação dos medicamentos, preparo e administração de medicamentos, obtenção de informações e conhecimento, interações medicamentosas, estabilidade do medicamento, medicamentos específicos e quimioterápicos, efeitos colaterais dos medicamentos e outros aspectos da administração de medicamentos. Propõem-se um curso de atualização, baseado nas necessidades educacionais identificadas.

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Publicado

2004-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Administração de medicamentos: aquisição de conhecimentos e habilidades requeridas por um grupo de enfermeiros. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(3), 533-540. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000300012