A microbiota adquirida de acordo com a via de nascimento: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518.8345.4466.3446

Palavras-chave:

Microbiota; Parto Obstétrico; Cesárea; Parto; Sistema Imunitário; Recém-Nascido

Resumo

Objetivo:

analisar as evidências científicas existentes na literatura sobre a relação da via de nascimento com a microbiota adquirida pelo recém-nascido.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa sobre a influência da via de nascimento na colonização microbiótica no recém-nascido. Foi realizada uma busca na literatura por meio das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/ PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, tendo como estratégia de busca a seleção de artigos baseados nos descritores desenvolvidos com Medical Subject Headings (termos MeSH) ou Descritores em Ciência da Saúde (DeCS).

Resultados:

os recém-nascidos por via vaginal apresentam nos primeiros dias de vida maior concentração de Bacteroides, Bifidobacterias e Lactobacillus e, com o passar das semanas, mostram maior variabilidade microbiótica. Os recém-nascidos por cesárea apresentam microbioma semelhante ao da pele materna e do ambiente hospitalar e possuem menor diversidade, sendo, principalmente, constituído de Staphylococcus, Streptococcus e Clostridium.

Conclusão:

a microbiota vaginal materna dispõe de uma maior variedade de microrganismos colonizadores, os quais são responsáveis por auxiliar na capacitação e melhor adequação ao sistema imunológico do recém-nato. Evidencia-se que o parto vaginal é a via ideal, ou seja, a cesariana deve ser realizada apenas quando existem indicações reais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-07-19

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

A microbiota adquirida de acordo com a via de nascimento: uma revisão integrativa. (2021). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 29, e3446. https://doi.org/10.1590/1518.8345.4466.3446