Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais

Autores

  • Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Hospital de Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Uberaba, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0310-0096
  • Fernanda Titareli Merizio Martins Braga Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, PAHO/WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8089-788X
  • Luciana Regina Ferreira da Mata Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5080-4643
  • Karina Dal Sasso Mendes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, PAHO/WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3349-2075
  • Rafael Cordeiro Fófano Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo Aéreo, Uberlândia, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9811-1168
  • Maria Célia Barcellos Dalri Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, PAHO/WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8173-8642

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.4539.3462

Palavras-chave:

Processo de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Sucção, Respiração Artificial, Estudos de Validação

Resumo

Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais. (2021). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 29, e3462. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4539.3462