Criando a Iniciativa Nightingale para a Saúde Global: reflexões teóricas para seguir os passos de Florence Nightingale
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4720.3430Palavras-chave:
Reflexões Teóricas, Florence Nightingale, Nações Unidas, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Metas de Desenvolvimento Sustentável, História da EnfermagemResumo
Objetivo: este artigo articula como três estudiosas de Nightingale aplicaram suas reflexões teóricas à antecipação de longo alcance de Florence Nightingale do ano de 1999 e à sua definição abrangente de “Saúde” derivada de seu ensaio de 1893 “Enfermagem de enfermos e enfermagem em saúde”. Método: trata-se de um artigo narrativo histórico. Com a intenção de explorar como os insights de Nightingale podem fundamentar a cultura de enfermagem de hoje e aprimorar a prática de enfermagem, essas acadêmicas se juntaram a uma equipe de ativistas da sociedade civil para elaborar a Declaração Nightingale por um Mundo Saudável como o credo fundador da Iniciativa Nightingale para a Saúde Global. Para seguir os passos de Nightingale por mais de duas décadas, essas estudiosas então desenvolveram métodos para aumentar a consciência pública sobre as preocupações com a saúde global e para envolver as enfermeiras e os cidadãos preocupados de hoje nessa defesa pública. Resultados: os resultados da demonstração do projeto incluem a defesa específica dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas - “Objetivos Globais” direcionados para alcançar resultados universais específicos para “Saúde” e em todo o escopo mais amplo dos determinantes sociais e ambientais de saúde - todos antecipados por Nightingale ao longo de sua carreira de 40 anos. Conclusão: dadas as graves preocupações atuais com a saúde global, as reflexões teóricas dessas estudiosas identificam desafios para a cultura contemporânea da enfermagem - clamando por métodos desenvolvidos para fortalecer a voz da enfermagem na arena pública global.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.