Simulação para ensino de reanimação cardiorrespiratória por equipes: avaliação de cenários e desempenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3932.3406%20

Palavras-chave:

Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Educação Profissionalizante; Reanimação Cardiopulmonar; Treinamento por Simulação; Educação Continuada; Parada Cardiopulmonar.

Resumo

Objetivo: avaliar a aquisição de conhecimento cognitivo em
reanimação cardiorrespiratória por capacitação mediada por
simulação em saúde e verificar a satisfação com o design da
metodologia de ensino. Método: estudo de intervenção quaseexperimental,
do tipo antes-depois, com único grupo. População
composta por estudantes de medicina em fase de internato,
enfermeiros e médicos residentes, técnicos de enfermagem e
enfermeiros do quadro efetivo da instituição. Amostragem por
conveniência formada por 91 participantes. Dados coletados
por meio do Questionário Sociodemográfico e Educacional,
teste de conhecimento e Escala do Design da Simulação. Os
dados foram organizados em tabelas e analisados com base
em frequências absolutas, medidas de tendência central e
dispersão, teste de confiabilidade alfa de Cronbach, teste de
Wilcoxon. Resultados: o incremento de aprendizagem cognitiva
foi de 81,9%, sendo que para técnicos de enfermagem foi de
117,8 %. Teste de Wilcoxon apontou incremento significativo
(p<0,0001) no conhecimento. A Escala do Design da Simulação,
apresentou 4,55 de média global. Alpha de Cronbach apontou
boa consistência interna (0,898). Conclusão: a simulação em
saúde foi eficaz como método de ensino-aprendizagem em
reanimação cardiorrespiratória, sendo efetiva no incremento
de conhecimento em parada cardiorrespiratória, com ótimo
nível de satisfação quanto ao design.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Simulação para ensino de reanimação cardiorrespiratória por equipes: avaliação de cenários e desempenho. (2021). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 29, e3406. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3932.3406