Os efeitos da educação aprimorada, realizada por enfermeiros na qualidade do preparo intestinal para colonoscopia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5597.3626

Palavras-chave:

Colonoscopia; Preparação Intestinal; Intubação Cecal Realizada por Enfermeiros; Educação do Paciente; Indicadores de Qualidade.

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito da educação aprimorada realizada por enfermeiros no preparo intestinal adequado e na taxa de intubação cecal. Método: estudo prospetivo, quasi-experimental e comparativo com abordagem quantitativa. Os pacientes no grupo de intervenção (n=150) receberam a educação aprimorada e telefonemas para lembrá-los do procedimento. O grupo de controle (n=156) recebeu as instruções padrão da clínica por escrito. As taxas de preparo intestinal adequado e outros indicadores da qualidade da colonoscopia foram comparadas entre os grupos. Resultados: as pontuações obtidas na Boston Bowel Preparation Scale e a taxa de preparo intestinal adequado foram maiores no grupo de intervenção do que no grupo de controle (6,76±2,1 vs. 5,56±2,4, p=0,000, e 80% vs. 69,2%, p=0,031). A taxa de intubação cecal foi mais alta no grupo de intervenção (80% vs. 67,3%, p=0,012). A taxa de intubação cecal malsucedida devido ao preparo intestinal inadequado foi de 0% no GI, enquanto que o GC obteve uma taxa de 17,6%. Além disso, a taxa de biópsia foi maior no grupo de intervenção (28% vs. 13,3%, p=0,002). Conclusão: a educação do paciente aprimorada e realizada por enfermeiros aumenta as taxas de preparo intestinal adequado e, consequentemente, as taxas de intubação cecal. Para alcançar os padrões de qualidade de colonoscopia recomendados nas diretrizes, recomendamos que a educação do paciente inclua diferentes ferramentas de treinamento e seja realizada por profissionais da saúde.

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Publicado

2022-08-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os efeitos da educação aprimorada, realizada por enfermeiros na qualidade do preparo intestinal para colonoscopia. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3626. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5597.3626