Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo

Autores

  • Aline Conceição Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5843-2517
  • Adriana Inocenti Miasso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1726-7169
  • Alisson Araújo Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4623-3745
  • Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Barroso Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal. http://orcid.org/0000-0002-9411-6113
  • José Carlos Pereira dos Santos Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal. http://orcid.org/0000-0003-1574-972X
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7363-2429

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6265.3736

Palavras-chave:

Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.

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Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3736. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6265.3736