Formação profissional do técnico de enfermagem em segurança do paciente: estudo misto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6214.3820

Palavras-chave:

Educação; Educação em Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Enfermagem; Segurança do Paciente; Técnicos de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a formação de técnicos de enfermagem em segurança do paciente. Método: estudo de método misto paralelo convergente, em que elementos qualitativos e quantitativos foram concomitantemente implementados e igualmente priorizados, realizado em três colégios técnicos vinculados a uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. No qualitativo, realizou-se entrevista semiestruturada com 24 docentes e aplicou-se a análise temática. No estudo quantitativo, survey, utilizou-se instrumento para rastrear termos sobre segurança do paciente com 84 discentes. A interpretação geral dos dados realizou a combinação dos resultados e balizou-se no Guia Curricular de Segurança do Paciente. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: Compreensão dos docentes acerca do tema segurança do paciente na formação de técnicos de enfermagem e Aplicação e projeção do ensino da segurança do paciente na formação de técnicos de enfermagem. No estudo quantitativo, dos 46 termos rastreadores, predominou a identificação de termos no contexto teórico-prático, nos Cursos A e C, totalizando 36 (78,3%) e 25 (54,3%), respectivamente. No Curso B, destacou-se ensino teórico, com 26 termos (56,5%). Conclusão: a formação profissional do discente técnico de enfermagem apresenta foco tecnicista e não contempla, integralmente, no processo ensino-aprendizagem, questões de segurança do paciente e, assim, configura-se desafio para as instituições formadoras e docentes.

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Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Formação profissional do técnico de enfermagem em segurança do paciente: estudo misto . (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3820. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6214.3820