Avaliação de enfermagem da ansiedade pré-operatória pediátrica: um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6230.3739%20

Palavras-chave:

Cuidados Pré-Operatórios; Enfermagem Perioperatória; Avaliação Pré-Operatória; Ansiedade; Criança; Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: explorar e descrever como as enfermeiras perioperatórias avaliam e interpretam o comportamento da criança antes de entrar na sala de cirurgia, identificando as estratégias que utilizam para minimizar a ansiedade e as propostas de melhoria. Método: estudo qualitativo descritivo utilizando entrevistas semiestruturadas e observação participante das rotinas diárias. Análise temática dos dados. O estudo segue os critérios recomendados para publicação de artigos da metodologia qualitativa Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research. Resultados: quatro temas emergiram dos dados: a) avaliação da ansiedade ou comunicação próxima com a criança e sua família; b) analisando o que foi observado; c) controlando a ansiedade e d) melhorando a avaliação ou propostas de melhoria na prática diária. Conclusão: as enfermeiras avaliam a ansiedade em sua prática diária por meio da observação e usando julgamento clínico. A experiência da enfermeira é decisiva na avaliação adequada da ansiedade pré-operatória da criança. A falta de tempo entre a espera e o momento de entrar na sala de cirurgia, a escassez de informação que a criança e os pais têm sobre o processo cirúrgico e a ansiedade dos pais, dificultam a avaliação e o controle adequado da ansiedade.

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Publicado

2023-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação de enfermagem da ansiedade pré-operatória pediátrica: um estudo qualitativo. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3739. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6230.3739