O efeito da Aprendizagem Baseada em Problemas nas habilidades de Gestão do Cuidado: Estudo quase-experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6272.3868

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação; Aptidão; Administração; Enfermagem; México

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito preliminar da Aprendizagem Baseada em Problemas nas habilidades de Gestão do Cuidado. Método: pré e pós-teste quase experimental, realizado com alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino. A amostra foi composta por 29 (Grupo Experimental) e 74 (Grupo Controle). O Grupo Experimental resolveu quatro cenários sob o método de Aprendizagem Baseada em Problemas com os 7 passos propostos pela McMaster University, em um programa de Gestão do Cuidado na modalidade à distância. O instrumento de autorrelato avaliou as habilidades de Gestão do Cuidado pré e pós-teste em ambos os grupos. Valores médios foram obtidos e estatísticas descritivas e inferenciais foram realizadas (t de Student, t pareado, regressão linear). Resultados: o Grupo Experimental obteve escores mais elevados em habilidades analíticas, de ação e globais do que o Grupo Controle (p<0,05). Não foram registradas diferenças nas habilidades interpessoais ou no uso da informação. O Grupo Controle não apresentou diferenças significativas antes e depois do ensino usual, enquanto as diferenças foram de fato relatadas no Grupo Experimental (p<0,05). Conclusão: apesar de haver poucas evidências sobre o desenvolvimento de habilidades de Gestão do Cuidado de Enfermagem, o presente estudo mostra que a Aprendizagem Baseada em Problemas é um método eficaz e significativo na educação à distância.

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Publicado

2023-03-27

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O efeito da Aprendizagem Baseada em Problemas nas habilidades de Gestão do Cuidado: Estudo quase-experimental. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3868. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6272.3868