Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400004Palavras-chave:
enfermagem, transplante de fígado, ensinoResumo
O objetivo deste estudo é descrever os resultados de aprendizagem da experiência de implementação de estratégias de ensino com os pacientes que serão submetidos a transplante de fígado. Uma delas é a entrega de um manual de orientação aos pacientes que entram no programa, com posterior aplicação de questionário relacionado ao conteúdo do manual. Analisou-se 13 pacientes em lista de espera para transplante de fígado, todos ocupando as primeiras posições no cadastro técnico. Em relação às respostas obtidas dos questionários aplicados, a média de acertos foi de 80,6%, sendo que apenas um paciente acertou todas as questões. Durante a correção e esclarecimento das dúvidas, concluiu-se que a leitura do manual de orientação e a aplicação do questionário proporcionam esclarecimento melhor dos pacientes e de seus familiares em relação aos aspectos mais importantes da cirurgia.Downloads
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Publicado
2005-08-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(4), 481-488. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400004