Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia

Autores

  • Karina Dal Sasso Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital das Clínicas
  • Cristina Maria Galvão Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Orlando de Castro e Silva Jr Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital das Clínicas
  • Alex Vianey Callado França Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400004

Palavras-chave:

enfermagem, transplante de fígado, ensino

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever os resultados de aprendizagem da experiência de implementação de estratégias de ensino com os pacientes que serão submetidos a transplante de fígado. Uma delas é a entrega de um manual de orientação aos pacientes que entram no programa, com posterior aplicação de questionário relacionado ao conteúdo do manual. Analisou-se 13 pacientes em lista de espera para transplante de fígado, todos ocupando as primeiras posições no cadastro técnico. Em relação às respostas obtidas dos questionários aplicados, a média de acertos foi de 80,6%, sendo que apenas um paciente acertou todas as questões. Durante a correção e esclarecimento das dúvidas, concluiu-se que a leitura do manual de orientação e a aplicação do questionário proporcionam esclarecimento melhor dos pacientes e de seus familiares em relação aos aspectos mais importantes da cirurgia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(4), 481-488. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400004