Variáveis tecnológicas preditoras do estresse acadêmico em estudantes de Enfermagem em tempos de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6386.3853%20Palavras-chave:
Estresse Psicológico; Computadores; Grupos Etários; Estudantes de Enfermagem; Educação à Distância; Infecções por CoronavírusResumo
Objetivo: analisar quais variáveis tecnológicas, derivadas do uso de dispositivos eletrônicos, predizem o estresse acadêmico e suas dimensões em estudantes de enfermagem. Método: estudo transversal do tipo analítico, realizado em 796 estudantes de seis universidades do Peru. Foi utilizada a escala SISCO e foram estimados quatro modelos de regressão logística para a análise, com seleção das variáveis por etapas. Resultados: entre os participantes, 87,6% apresentaram alto nível de estresse acadêmico; o tempo de uso do aparelho eletrônico, o brilho da tela, a idade e o sexo foram associados ao estresse acadêmico e suas três dimensões; a posição de uso do aparelho eletrônico foi associada à escala total e às dimensões estressores e reações. Por fim, a distância entre o rosto e o dispositivo eletrônico foi associada à escala total e à dimensão das reações. Conclusão: variáveis tecnológicas e características sociodemográficas predizem estresse acadêmico em estudantes de Enfermagem. Sugere-se otimizar o tempo de uso dos computadores, regular o brilho da tela, evitar sentar-se em posições inadequadas e atentar-se à distância da tela, a fim de diminuir o estresse acadêmico durante o ensino a distância.Downloads
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Publicado
2023-05-12
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Variáveis tecnológicas preditoras do estresse acadêmico em estudantes de Enfermagem em tempos de COVID-19. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3853. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6386.3853