Repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping Review

Autores

  • Anália Andréia de Araújo Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7492-2735
  • Sara Eloise Argimiro Ribeiro Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0890-3426
  • Anne Caroline Lisboa Marinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7582-9636
  • Valéria Dantas de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2584-5996
  • Marina Eduarda Mendonça Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1348-7244
  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5322-7987

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6414.3913

Palavras-chave:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação à Distância; Pandemias; Infecção por Vírus COVID-19

Resumo

Objetivo: mapear o conhecimento produzido sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem. Método: trata-se de uma scoping review, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada em 15 bases de dados eletrônicas e repositórios de teses e dissertações. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework. Os dados foram analisados e sintetizados em duas categorias de análise estabelecidas: aspectos positivos e negativos e estatística descritiva. Resultados: 33 publicações identificadas, os aspectos positivos mais citados foram o desenvolvimento de novas estratégias de ensino adaptadas ao meio virtual e a capacitação dos futuros profissionais na prática clínica do contexto de crise sanitária. Os aspectos negativos estão relacionados às questões psicológicas, como aumento de casos de ansiedade, estresse e solidão entre os estudantes. Conclusão: as evidências sugerem que o ensino remoto foi uma saída emergencial oportuna para a continuidade da formação acadêmica, contudo, esta modalidade educacional apresentou aspectos positivos e negativos que precisam ser repensados para uma melhor sistematização do ensino-aprendizagem em outros contextos que se assemelhem ao da pandemia da COVID-19.

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Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping Review. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3913. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6414.3913